Procon de São Paulo constata variação de mais de 100% no preço dos ovos de páscoa

19/04/2011 - 15h44

Da Agência Brasil

Brasília – A menos de cinco dias da Páscoa, os brasileiros correm para garantir o chocolate para o domingo. Mas o cuidado deve ser redobrado na pesquisa de preços. Em São Paulo (SP), por exemplo, o Procon registrou uma variação de 101,01% nos preços dos ovos vendidos em diferentes regiões da capital paulista.

Nesse caso, o mesmo ovo de 170 gramas com brinde, era vendido entre R$ 9,90 e R$ 19,90 em supermercados diferentes. “Dá inclusive para comprar outro ovo [com a diferença]”, disse a assistente de direção do Procon de São Paulo, Cristina Rafael Martinissi.

A variação do preço dos bolos de Páscoa ficou em 48,26% e das caixas de bombons, 34,16%. “A demanda acaba influenciando o preço. Depois da Páscoa, o preço cai porque a procura diminui e tem a questão da validade também”, disse Cristina, em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional.

Em comparação com o ano passado, o valor da caixa de bombons caiu em 1,36%. Em média, houve um acréscimo de 2,75% no preço dos ovos. Os bolos de Páscoa tiveram uma alta maior, de 10,06%.  

Para não ser surpreendido, o consumidor deve ficar atento também às especificações contidas na embalagem, principalmente quanto ao prazo de validade, composição e peso líquido do produto. É necessário prestar a atenção quanto à numeração indicada na embalagem do ovo, que nem sempre representa o mesmo peso ou tamanho, tanto para os produtos do mesmo fabricante, quanto de diferentes fabricantes.

Cristina disse que, além de comparar preço, qualidade e quantidade, “o consumidor também deve ficar atento se o deslocamento [de casa ao estabelecimento onde vai se comprar o ovo] vale a pena na diferença de preço”.  
O Procon lembra que todas as embalagens devem apresentar o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e a faixa etária sempre que houver brinquedo no interior do produto. Também é importante exigir a nota fiscal para os casos de troca, por exemplo.

 

Edição: Lana Cristina