Resgate de operários soterrados em pedreira em Santos continua pelo sexto dia

18/04/2011 - 21h00

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - Equipes de resgate trabalham, pelo sexto dia consecutivo, na tentativa de localizar os dois trabalhadores desaparecidos na Pedreira Santa Tereza, na cidade de Santos. Os funcionários estão soterrados desde a última terça-feira (12). Hoje (18), um caminhão e uma retroescavadeira, que ficaram dependurados em uma ribanceira após o acidente, foram içados. Blocos de pedra foram implodidos para abrir caminho ao local onde instrumentos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) detectaram a presença de metais sob as rochas.

Os metais podem ser das máquinas nas quais os dois operários trabalhavam no momento em que cerca de 50 mil toneladas de pedras e terra caíram sobre eles. Ainda não se sabe se as vítimas estariam dentro ou fora dos veículos. Segundo o Corpo de Bombeiros, o resgate é difícil e lento porque o local está sujeito a novos desmoronamentos.

Na operação trabalham cerca de 30 pessoas, entre técnicos da empresa Max Brita Comercial, que explora a pedreira, bombeiros, e técnicos da Defesa Civil. Parte da equipe usa escavadeiras hidráulicas especiais para chegar ao local onde foi detectada a presença de metal. No momento do acidente, quatro operários estavam no local: dois conseguiram escapar.

 

Edição: Aécio Amado