Ministro autoriza acesso de Daniel Dantas a documentos de inquérito sigiloso ligado ao mensalão

18/04/2011 - 22h05

Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O banqueiro Daniel Dantas poderá ter acesso aos documentos relativos ao Inquérito 2.474, que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) paralelamente à Ação Penal 470, que trata das responsabilidades do esquema conhecido como mensalão. O acesso aos documentos foi autorizado pelo ministro Joaquim Barbosa.

O inquérito, instalado em 2007 durante as investigações do processo principal sobre o mensalão, está sob segredo de Justiça. Nele foi incorporado, em fevereiro deste ano, o relatório final da Polícia Federal sobre o suposto esquema de corrupção instalado no governo federal, revelado em 2005.

O pedido da defesa de Dantas será atendido apenas em relação aos apensos que se encontram no gabinete de Barbosa, uma vez que o corpo principal do processo está na Procuradoria-Geral da República (PGR). O chefe da PGR, Roberto Gurgel, está analisando o relatório para decidir se oferece novas denúncias a partir dos novos personagens e situações trazidos pelo relatório da PF.

A PGR também deverá se manifestar, em cinco dias, sobre o pedido da defesa de Dantas para a instalação de uma investigação criminal a fim de apurar as responsabilidades pelo vazamento do relatório da Polícia Federal. No início do mês, reportagem da revista Época divulgou detalhes sobre o documento que integra o inquérito sigiloso.

 

Edição: Aécio Amado