Da Agência Lusa
Brasília - O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, pediu hoje (18) em Budapeste, na Hungria, um cessar-fogo real na Líbia e afirmou que pensa em estender a concessão de ajuda humanitária a Trípoli.
“Temos três objetivos: a partir de agora um cessar-fogo imediato e real, em segundo, estender a nossa ajuda humanitária àqueles que precisam de nós e, em terceiro, devemos continuar o diálogo político e a procura de uma solução politica”, declarou Ban Ki-moon aos jornalistas durante uma visita oficial de três dias à Hungria.
“Tendo em conta a amplitude da crise [humanitária], se os confrontos continuarem, é absolutamente necessário que as autoridades líbias cessem os combates e parem de matar pessoas”, insistiu.
Enquanto as negociações para uma solução política continuam, o secretário-geral da ONU apelou para uma ação internacional para manutenção da paz na Líbia. “Uma vez obtido um cessar-fogo, a Líbia necessitará de grandes esforços para estabelecer e manter a paz bem como para a reconstrução.”
A situação humanitária é particularmente grave nas cidades onde ocorrem os confrontos, ressaltou Ban Ki-moon. “Há dezenas de milhares de pessoas cujas necessidades básicas não são satisfeitas, por isso temos um sério problema”, insistiu.
Ban Ki-moon indicou que a ONU pretende estender, em colaboração com a Cruz Vermelha, a ajuda humanitária a Trípoli.
As Nações Unidas já estabeleceram uma base em Benghazi para distribuir ajuda humanitária a meio milhão de pessoas que fugiram, destacou o secretário-geral da ONU.