Japão: agricultores que vivem na região de Fukushima querem receber indenização

14/04/2011 - 21h21

Renata Giraldi

Repórter da Agência Brasil

Brasília - Agricultores japoneses afetados pela radioatividade, na região da Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Nordeste do Japão, querem receber indemnização da empresa Tepco, que administra o empreendimento. Segundo informações da Tepco, a direção da empresa pediu desculpas aos agriculturas e disse considerar como “muito sério” o protesto deles.

As informações são da agência pública de notícias da Argentina, a Telam, e a japonesa, NHK.

A área onde os trabalhadores rurais vivem e trabalham foi atingida por radioatividade depois do terremoto seguido de tsunami, em 11 de março, que causou danos na usina. Com as rachaduras e demais falhas, houve explosões e vazamentos nucleares.

O presidente da União Central de Comunidades Rurais do Japão, Mamoru Moteki, entregou uma carta de protesto ao presidente da Tepco, Masataka Shimizu. Os agricultores exigem também que a empresa peça formalmente desculpas para eles. Segundo os trabalhadores, até o momento nada foi oferecido a eles pela Tepco.

"Isso é totalmente inaceitável ", disse Moteki. “A radiação e as restrições ao comércio de produtos na região afetada existem ainda e os agricultores estão pensando em abandonar o campo”, afirmou ele.

A Agência Nacional de Polícia do Japão informou hoje (14) que a tragédia matou 13.456 pessoas e deixou 14.867 desaparecidos. Segundo a agência, aproximadamente 139 mil pessoas ainda estão em abrigos provisórios nas regiões Miyagi, Iwate e Fukushima.

Edição: João Carlos Rodrigues