Pelo menos 13 peças raras desaparecidas no Egito são encontradas em estação de metrô do Cairo

12/04/2011 - 16h10

Da Agência Lusa

Brasília – Pelo menos 13 de um total de 54 peças que desapareceram de sítios arqueológicos do Egito foram localizadas hoje (12) em uma das estações de metrô no Cairo. O arqueólogo egípcio Salah Mohamed afirmou ter encontrado uma mala na qual estavam quatro peças do túmulo do faraó Tutankamon.

As peças localizadas pelo arqueólogo foram roubadas do Museu Egípcio, em janeiro. Mohamed contou aos policiais que estava indo para o trabalho quando viu a mala abandonada e a abriu para verificar o que havia dentro.

Na mala, estavam uma estátua de madeira dourada de Tutankamon (1336-1327 a.C.), que representa o faraó em pé sobre um barco, exibindo uma lança. A peça foi roubada na noite de 29 de janeiro, quando o Museu Egípcio foi saqueado durante a onda de protestos contra o regime do ex-presidente Hosni Mubarak.

O ministro de Estado de Antiguidades do Egito, Zahi Hawas, disse hoje que as quatro peças serão recolocadas no Museu Egípcio, depois de serem restauradas, incluindo a estátua de Tutankamon. Segundo ele, esta peça apresenta danos visíveis, como a coroa e as pernas que foram retiradas.

Na mala, havia também dez estatuetas dos nobres Yuya e Tuya, que viveram durante o reinado de Amenhotep III (1390 a 1352 a.C.), um trompete de bronze de Tutankamon e um pedaço do leque real do famoso faraó.

Na próxima quinta-feira (14), o ministro de Antiguidades do Egito, Zahi Hawas, vai se reunir com primeiro-ministro egípcio, Esam Sharaf, para definir um plano de proteção dos monumentos do antigo Egito.

O arqueólogo quer propor a Sharaf  “a criação de um novo departamento da polícia egípcia dedicado à proteção das antiguidades” com agentes armados e treinados para garantir “a segurança e a proteção dos monumentos egípcios”.