Referência internacional no ativismo social, Bono vem a Brasília, pela segunda vez, para reunião política

08/04/2011 - 13h34

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil


Brasília –  Pela segunda vez, o vocalista irlandês da banda U2, Bono Vox, de 50 anos, esteve em Brasília para uma reunião com o chefe de Estado brasileiro. Em fevereiro de 2006, ele almoçou na Granja do Torto – uma das residências oficiais da Presidência da República – com o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Hoje (8) o encontro foi com a presidenta Dilma Rousseff.

Bono virou referência internacional associando seu trabalho artístico ao ativismo político e social. Foi indicado para receber o Prêmio Nobel da Paz e costuma participar do Fórum Social de Davos, na Suíça – onde os temas sociais são debatidos por ativistas. Em uma das ocasiões, o vocalista elogiou os esforços de Lula para combater a pobreza no Brasil e em outras regiões do mundo.

O vocalista disse que sua inspiração para as atividades filantrópicas surgiu em 1986 motivado pelo trabalho desenvolvido pela organização não governamental Anistia Internacional. Em várias das turnês com a banda U2, Bono destinou parte do dinheiro arrecadado com a bilheteria para entidades beneficentes, como as que atuam na prevenção e no tratamento de doentes com aids.

As campanhas de Bono, em geral, são destinadas aos países em desenvolvimento e buscam a sensibilização. Em 2004 e 2006, a revista Time incluiu o artista como uma das 100 Pessoas Mais Influentes do mundo.

 

Edição: Lílian Beraldo