Detran-DF fiscaliza veículos a diesel em ação contra a poluição do ar

07/04/2011 - 12h57

Da Agência Brasil

Brasília – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran–DF) faz hoje (7) uma ação de fiscalização para medir a poluição do ar no Plano Piloto – região central de Brasília – e em Santa Maria, cidade do Distrito Federal. O objetivo da operação é medir o nível de emissão de poluentes por veículos a diesel, em especial os micro-ônibus. A operação faz parte das atividades para lembrar o Dia Mundial da Saúde, comemorado hoje.

De acordo com o chefe do Núcleo de Policiamento do Detran-DF, Nelson Leite Júnior, todos os dias o órgão realiza blitzen para fiscalizar os veículos automotivos. “Hoje estamos fiscalizando os veículos usados para a locomoção dos usuários de transporte público com finalidade de combater os gases poluentes prejudiciais à saúde humana”, disse.

Para Pierre Rocha dos Santos, motorista de micro-ônibus há três anos, a ação do Detran-DF é positiva. “Essa operação tinha que ser realizada uma vez por mês, os gases poluentes são prejudiciais para a nossa saúde e a dos usuários.”

Segundo o órgão, foram feitas nos dois primeiros meses deste ano nove operações para fiscalizar os veículos automotivos em vários pontos do Distrito Federal. De cada 20 fiscalizados, sete foram reprovados.

A operação será realizada hoje na Entrequadra 413/213 Norte, até o meio-dia. À tarde, o Detran-DF faz a fiscalização na cidade de Santa Maria, a partir das 14h.

Edição: Juliana Andrade