Governo discute adiamento do leilão do trem-bala

04/04/2011 - 19h31

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O governo federal deverá decidir na próxima quinta-feira (7) se adia o leilão para a contratação do consórcio que irá construir o trem de alta velocidade, que estava previsto para o dia 29 deste mês. O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, se reuniu hoje (4) com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, para tratar do assunto, e os dois devem ter novo encontro no dia 7.

“O ministro pediu para fazer algumas avaliações, ele quer que aprofunde algumas questões, as razões dos pedidos de adiamento e o que está associado a isso”, disse Figueiredo. Na semana passada, entidades de fabricantes de trens e da indústria ferroviária pediram o adiamento do leilão.

Segundo Figueiredo, as empresas estão pedindo um prazo adicional para concluir as negociações comerciais, a formação dos consórcios e os acordos internacionais que têm que ser feitos. “Temos que avaliar se isso realmente justifica o adiamento”. 

O diretor-geral afirmou que o governo não cogita mudar o modelo de construção do trem, mas estuda alguns ajustes no edital, que envolvem transferência de tecnologia, índice de nacionalização e desapropriações.

O leilão do trem-bala já foi adiado anteriormente. A licitação marcada inicialmente para o dia 16 de dezembro foi transferida para 29 de abril, depois que representantes de indústrias pediram mais prazo para a licitação.

O trem de alta velocidade vai ligar as cidades de Campinas, São Paulo e do Rio de Janeiro. O empreendimento tem um custo estimado em R$ 33 bilhões.
 

 

Edição: Rivadavia Severo