Presidente da Light não descarta novas explosões em bueiros da concessionária

02/04/2011 - 16h42

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Com problema em metade dos 4 mil transformadores da câmara subterrânea da concessionária, espalhados por toda a cidade, a Light não descarta a possibilidade de novas explosões como a que ocorreu na noite de ontem (1º), num bueiro em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro, deixando cinco pessoas feridas e levando à interdição da via, que pode ser reaberta ainda hoje.

Foi o que admitiu o presidente da companhia, Jerson Kellman, que reconheceu haver problemas na rede subterrânea. Segundo ele, a explosão de ontem foi causada por um dos dois transformadores da câmara subterrânea de Copacabana, que também estava na lista dos equipamentos a serem trocados pela empresa, entre o centro e a zona sul.

O presidente da Light disse que, desde 2010, a empresa vem fazendo a substituição e manutenção das câmaras para sanar as deficiências existentes e que a conclusão do programa estava prevista para até o final do ano. Mas, agora, o programa deverá ser acelerado diante dos últimos acontecimentos.

Kellman se disse surpreso com a explosão ocorrida em Copacabana. Ele atribuiu ao vandalismo praticado durante décadas, contra as instalações da concessionária, grande parte do problema hoje enfrentado na rede, aliado a problemas de manutenção inadequada.

"Fomos surpreendidos com essa tragédia, pois pensávamos que o pior já havia passado. De qualquer forma, pedimos desculpas à população e o prefeito tem toda razão de cobrar uma atitude por parte da empresa”.

Depois de afirmar que a empresa vai acelerar o programa de substituição dos transformadores, “a prioridade número 1 da companhia”, Kellman garantiu que a Light já vem fazendo algum tipo de monitoramento em pelo menos 1.170 dos 2 mil transportadores considerados em situação critica.

O presidente da Light, que ainda neste sábado vai se reunir com diretores da empresa para tratar da aceleração do programa de recuperação dos equipamentos, garantiu que a concessionária vai recuperar a via, reembolsar a prefeitura pelos estragos causados na região e indenizar as vítimas da explosão.

Das cinco pessoas que chegaram a dar entrada no Hospital Miguel Couto, apenas uma continua internada, mas foi transferida para o Hospital São Lucas, nas proximidades do local do acidente. Trata-se de um senhor de 74 anos que está com politraumatismo na testa e no pulso e queimaduras pelo corpo. Ele está numa unidade semi-intensiva do hospital.

Balanço divulgado, no último dia30, indica que o Grupo Light registrou, no ano passado, um lucro líquido de R$ 575,2 milhões, resultado que possibilitará o pagamento de dividendos no montante de R$ 351 milhões, referente ao exercício.

O total de energia consumida em 2010 pelos clientes, cativos e livres, somou 22.384 gigawatts-hora, apresentando um crescimento de 4,2% em relação ao mesmo período de 2009. O aumento foi impulsionado principalmente pela melhoria das condições econômicas na área de concessão da empresa.

Edição: Lana Cristina