Avanço da dengue leva governo do Rio a promover cruzada contra a doença em 180 comunidades

02/04/2011 - 15h15

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O avanço da dengue em todo o estado, com o aumento do número de notificações que cresce a cada dia levou o governo do Rio de Janeiro a promover, ao longo deste sábado, o Dia da Cruzada Contra a Dengue.

A campanha de conscientização abrangerá 180 comunidades e mobilizará mais de 5 mil pessoas, entre voluntários e servidores, envolvidos no trabalho de educar e conscientizar a população para a luta contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue.

Até ontem (1º), somente no município, haviam sido registrados quase 13.400 casos da doença neste ano, sendo que 826 desses casos foram registrados em um curto período de 24 horas. A própria Secretaria Municipal de Saúde admite que o Rio ainda enfrenta o pico da doença e os números só deverão começar a diminuir em meados de abril.

Em todo o estado, há dez municípios com epidemia de dengue, com o número de notificações chegando a 31.412 casos. Até ontem, 24 pessoas haviam morrido no estado do Rio em consequência de dengue do tipo hemorrágica, dessas oito na capital fluminense.

No final desta manhã, o secretário de Estado de Governo, Wilson Carlos, esteve no Complexo do Alemão, participando do Dia da Cruzada contra a Dengue. O complexo é uma das comunidades que recebem hoje voluntários e servidores envolvidos na campanha de mobilização e conscientização, que visa a educar a população para a luta contra o mosquito. Os servidores estão orientando a população sobre como evitar e acabar com focos do Aedes aegypti.

“Nosso principal objetivo é formar multiplicadores de combate à dengue nas comunidades. Vamos colocar 35 mil coberturas de caixas d'água, pois elas representam a possibilidade de proliferação do foco do mosquito. Estaremos visitando milhares de casas e distribuindo cerca de 300 mil folhetos educativos para que a população possa combater e evitar o foco dos mosquitos em seu dia a dia”, disse o secretário.

Wilson Carlos estimou que 10 mil pneus sejam recolhidos nas comunidades. “O material será encaminhado aos Ecopontos, que têm a finalidade de transformar os pneus, também possíveis focos do mosquito da dengue, em asfalto de borracha”.

Participam da ação agentes da Secretaria de Governo, do Corpo de Bombeiros e das operações Lei Seca e Barreira Fiscal.

Edição: Lana Cristina