Fazenda nega que taxação de minério de ferro esteja em estudo

01/04/2011 - 18h54

Wellton Máximo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Ministério da Fazenda negou que o governo pretenda taxar o minério de ferro e desonerar o aço. Em nota divulgada há pouco, o ministério afirmou que a medida não está em estudo e que não houve pedido da Presidência da República para analisar a proposta.

“O governo não está realizando quaisquer análises a respeito do tema. Tampouco houve solicitação da Presidência da República ao Ministério da Fazenda para estudar o assunto”, ressaltou o comunicado.

Reportagem publicada hoje (1º) pelo jornal O Estado de S. Paulo informou que a equipe econômica discute o aumento da tributação sobre a exportação do minério de ferro e a desoneração do aço, produzido a partir do ferro em usinas siderúrgicas. De acordo com a publicação, a medida teria o objetivo de reduzir as exportações de matéria-prima de pouco valor agregado e impulsionar a venda de produtos siderúrgicos no exterior, que são mais caros.

O jornal afirmou ainda que a taxação do ferro forçaria a mineradora Vale a investir na produção de aço, por meio da construção de uma usina siderúrgica no Pará. Em março, o minério de ferro foi o principal item da balança comercial do país, tendo respondido por US$ 2,9 bilhões dos US$ 19,2 bilhões exportados no mês passado.

 

Edição: Aécio Amado