Hospitais universitários federais vão ganhar núcleos especializados para atuação em desastres

31/03/2011 - 20h51

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Os hospitais universitários federais vão ganhar núcleos especializados para agir em situações de desastres e catástrofes, segundo informou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. “A ideia é que seja algo capilar, em todo o Brasil, que possa ser acionado em situações pequenas, ou em grandes desastres”, disse após participar, hoje (31), de encontro sobre o tema promovido pela Universidade Federal de São Paulo.

O ministro também afirmou que será criado um cadastro de voluntários para dar suporte ao trabalho de atendimento às vítimas de situações extremas. Segundo Padilha, os núcleos dos hospitais deverão somar forças com os mais de 1.700 profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para prestar socorro às vítimas de desastres.

Um grupo de 40 profissionais já foi capacitado nos hospitais universitários do Rio de Janeiro e atuou nos deslizamentos que atingiram a região serrana fluminense no início do ano. “Essa ação evitou uma grande epidemia de leptospirose no Rio de Janeiro”, disse.

Padilha acrescentou que deverá ser estabelecida uma padronização dos procedimentos para essas situações. “Estamos profissionalizando cada vez mais as ações do conjunto do SUS [Sistema Único de Saúde], do ministério e das secretarias estaduais e municipais para reagir a situações de catástrofes e desastres, porque esse é um grande problema de saúde pública hoje”.

 

Edição: Aécio Amado