Dilma e Lula chegam ao Palácio da Liberdade, onde corpo de Alencar é velado

31/03/2011 - 13h12

Luciana Lima
Enviada Especial

Belo Horizonte – A presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegaram há pouco ao Palácio da Liberdade, antiga sede do governo de Minas Gerais, onde está sendo velado o corpo do ex-vice-presidente José Alencar.

Os dois viajaram para Belo Horizonte em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que pousou na Base Aérea da Pampulha. De lá, seguiram de carro para o local do velório. Dilma e Lula chegaram ao Palácio da Liberdade por uma entrada privativa.

O velório já está aberto à visitação pública. Muitos políticos também estão no salão principal do palácio, onde o corpo é velado.

Muitas pessoas, ao passar perto dos jornalistas, aproveitam para manifestar a admiração pelo político mineiro. Uma delas ergueu um cartaz com a seguinte frase “Obrigada, senhor José Alencar, você me ensinou a fazer política transparente”.

Na entrada do prédio, foram depositadas mais de 200 coroas de flores, com dedicatórias de admiradores de Alencar. Em frente ao Palácio da Liberdade, na praça que tem o mesmo nome, muitas pessoas aguardam para prestar as últimas homenagens ao ex-vice-presidente, segurando flores e bandeiras.

Há pouco, Rodrigo Guarçoni, sobrinho de José Alencar, conversou com jornalistas e disse que a família quer cumprir a vontade do político, por isso isso decidiu cremar o corpo. Guarçoni desmentiu os boatos de que os parentes haviam mudado de ideia e decidido fazer o sepultamento na cidade natal de Alencar, Muriaé. “O que prevalece até agora é a vontade dele”, disse.

O corpo será cremado nesta tarde, no Cemitério Renascer, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Edição: Juliana Andrade