Sarney cancela sessão de amanhã no Senado

29/03/2011 - 19h05

Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O plenário do Senado fez há pouco um minuto de silêncio em homenagem ao ex-vice-presidente da República José Alencar, que morreu hoje (29) de complicações em decorrência de um câncer. O presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), anunciou que o resto da sessão de hoje será para que os senadores possam prestar pêsames. Haverá apenas a leitura de requerimentos relacionados ao ex-vice-presidente.

Amanhã (30), não haverá sessão no Senado, e a reunião para votação do modelo de sistema eleitoral, na Comissão de Reforma Política, que estava prevista para hoje, também deverá ser adiada.

Uma comissão formada pela bancada de Minas Gerais e pelos líderes partidários da Casa foi nomeada por Sarney para acompanhar todas as solenidades de despedida de Alencar.

O corpo do ex-vice-presidente deverá chegar à Base Aérea de Brasília entre as 8h e as 8h30 de amanhã (30), onde estarão os presidentes da República em exercício, Michel Temer; do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso; e do Congresso Nacional, José Sarney. Após receber honras militares, o caixão com o corpo de Alencar seguirá em carro aberto para o Palácio do Planalto, onde será velado.

Ao ser informada sobre a morte de Alencar, a presidenta Dilma Rousseff falou, por telefone, com Josué Alencar, filho do ex-vice-presidente, e ofereceu o salão nobre do Palácio do Planalto para a cerimônia de velório.

 

Edição: Aécio Amado