IOF para empréstimos externos acima de um ano pode aumentar se entrada de dólar continuar alta, diz Mantega

29/03/2011 - 16h42

Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse não descartar o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para empréstimos acima de um ano, obtidos no exterior, se as medidas adotadas hoje (29) não surtirem efeito.

O governo elevou para 6,38% o imposto para empréstimos de até um ano como forma de reduzir a forte entrada de crédito externo barato no Brasil. Antes, até 90 dias, o governo cobrava 5,38%. A medida foi publicada no Diário Oficial da União.

“A gente está tentando reduzir o fluxo de curto prazo. Então, eu imagino que vai cair [o volume de recursos que entra em moeda estrangeira]. Se começa a aumentar para acima de 360 dias, nós também estaremos tomando medidas adequadas”, disse.

Segundo Mantega, o governo observa diariamente de onde vêm os dólares que entram no país e os motivos que levam os investidores a tomarem mais empréstimos, se para investimentos ou para especulação.

“Não queremos prejudicar a produção e também as [empresas] que captam no exterior para investimentos de médio e longo prazos”, afirmou.

Edição: Lana Cristina