Governador de São Paulo diz que morte de Alencar é uma "grande perda"

29/03/2011 - 17h19

Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A morte do ex-vice presidente José Alencar representa “uma grande perda” para o Brasil, disse o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

O governador paulista soube da morte de Alencar em Brasília, onde esteve para participar de sessão solene no Senado em homenagem aos dez anos do falecimento do ex-governador de São Paulo Mário Covas.

Alckmin ofereceu apoio à família de Alencar em nome do governo do estado. “[Manifesto] o sentimento do governo de São Paulo à sua família pela perda que representa”, disse o governador. “O país perdeu um homem exemplar, um empreendedor apaixonado, um homem de fé.”

O ex-governador de SP José Serra também estava no Senado no momento do anúncio da morte de Alencar. Ele lembrou da sua contribuição para o desenvolvimento do país. “Foi um empresário que construiu um verdadeiro parque [industrial] na área têxtil, produzindo muitos empregos e contribuindo muito para o desenvolvimento do Brasil.”

Para Serra, foi um paradoxo que o país tenha tido, durante o período em que Alencar participou do governo, os juros mais altos do mundo. O ex-vice presidente, acrescentou o ex-governador paulista, sempre foi grande crítico da política monetária adotada no Brasil.

Ele também ressaltou a força do político mineiro, que por mais de uma década lutou contra o câncer. “Foi uma perda para o Brasil. Homem que batalhou como nunca vi ninguém fazer sobre as adversidades da vida e da morte”, disse Serra.

Edição: João Carlos Rodrigues