Laboratórios de Saúde Pública serão capacitados para melhor gestão da qualidade

28/03/2011 - 14h05

Da Agência Brasil*

Brasília - Cerca de 150 profissionais de Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacens) de todo o Brasil serão capacitados para se adequarem às regras internacionais da International Organization for Standardization (ISO 17.025), traduzidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Essas normas são reconhecidas internacionalmente no que se refere à gestão da qualidade de laboratório que visa a ampliar o reconhecimento dos serviços de inspeção destas unidades.

Em Brasília, o encontro tem início hoje (28) e segue até amanhã (29) no auditório do Lacen. A iniciativa é promovida pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), por meio do Projeto de Apoio à Inserção Internacional de Pequenas e Médias Empresas Brasileiras (PAIIPME), e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Segundo a diretora da ABDI Maria Luisa Leal, empresas de medicamentos fazem parte de um dos mercados que mais crescem no mundo. “Precisamos contar com serviços de inspeção internacionalmente conhecidos e fazer com que todos os Lacens estejam qualificados para exercerem um serviço de qualidade”, diz.

O projeto também tem o objetivo de monitorar o produto quando já está à disposição do consumidor. “A chamada vigilância pós-mercado consiste em acompanharmos o produto quando já está à disposição do consumidor. Por exemplo, fazemos a inspeção dos medicamentos nas fábricas, mas não sabemos em que condições de armazenamento eles se encontram no comércio, para a compra do consumidor”, explica a diretora da Anvisa Maria Cecília Brito.

O PAIIPME é fruto de um acordo de cooperação entre o Brasil e a União Europeia. Cerca de 44 milhões de euros estão sendo investidos em ações por meio de parcerias com entidades nacionais, setoriais e locais, públicas e privadas. O acordo visa a inserção competitiva das pequenas e médias empresas (PME) brasileiras no mercado europeu.

Depois de Brasília, os encontros de capacitação seguem para Manaus (AM), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ). O projeto segue até o dia 14 de abril.

 

*A matéria foi ampliada para correção de informação às 14h48

Edição: Lílian Beraldo