Bombeiros controlam fogo em prédio histórico da Universidade Federal do Rio de Janeiro

28/03/2011 - 20h43

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - As equipes do Corpo de Bombeiros controlaram, no início da noite de hoje (28), o incêndio que atingiu o Palácio Universitário, no campus da Praia Vermelha da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na zona sul do Rio. O combate ao incêndio durou mais de quatro horas e causou um grande congestionamento de tráfego nas avenidas Pasteur, Venceslau Brás e Lauro Sodré, importantes vias de ligação entre a zona sul e o centro da cidade.

O fogo atingiu a parte do prédio onde funcionam uma capela, o Fórum de Ciência e Cultura e a Faculdade de Educação. Alunos, professores e funcionários foram orientados a deixar o campus e não houve vítimas.

De acordo com nota divulgada pela UFRJ, as atividades nas unidades que funcionam no Palácio Universitário estão suspensas amanhã (29), quando serão feitos testes no sistema elétrico.

O reitor, Aloisio Teixeira, disse que ainda não é possível saber se o incêndio atingiu o arquivo da Faculdade de Educação, que abriga documentos históricos dos 90 anos da universidade. O prédio do Palácio Universitário passava por obras de restauração.

O Palácio Universitário é um prédio histórico, foi construído em 1852 para sediar o Hospício Pedro II. Um século depois, passou à então Universidade do Brasil, hoje UFRJ.

No prédio funcionam a Decania do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, a Biblioteca Pedro Calmon e o Sistema Integrado de Bibliotecas da UFRJ, além de unidades acadêmicas como a Escola de Comunicação, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Faculdade de Educação, Fórum de Ciência e Cultura e o Instituto de Economia da UFRJ.
 

 

Edição: Rivadavia Severo