Atividades em diversas cidades no Brasil lembram o Dia Nacional do Circo

27/03/2011 - 15h33

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Rio – Data de nascimento de Abelardo Pinto, Palhaço Piolin, pioneiro na introdução do circo nas artes cênicas no século 19, 27 de março, Dia Nacional do Circo, está sendo comemorado em diferentes cidades do Brasil.

Em Recife, o Movimento de Teatro Popular de Pernambuco e a Associação de Teatro de Olinda levam artistas para as ruas da capital com performances teatrais e circenses. Em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, a Fundação de Cultura dedicou a semana ao teatro e ao circo com uma série de atrações até domingo.

No Nordeste, o 5º Festival Banco do Nordeste das Artes Cênicas conta com espetáculos de teatro, circo e dança em Fortaleza (CE), Juazeiro do Norte (BA) e Sousa (PB) também em homenagem ao dia mundial do teatro. O Sesc de São José dos Campos também criou programação especial em comemoração ao Dia Mundial do Circo com introdução às técnicas de malabares e acrobacias, espetáculos de mágica e ilusionismo e de artistas circenses.

No Rio de Janeiro, a data será comemorada na Lapa, no centro, no meio da rua com atividades organizadas pela Rede Brasileira de Teatro de Rua/RJ a partir das 16h. O ator Marcondes Mesqueu é um dos organizadores do evento e vai apresentar seu personagem, o palhaço Dr. Saca-Rolha Saracura, médico de remédio, chá e benzedura.

“Só o lúdico liberta o homem, leva o homem para a fantasia, sobretudo numa sociedade dura, que não nos dá tempo para pensar e que vem gerando cada vez mais violência urbana. Só a arte é capaz de conter a violência”, diz o ator que há anos trabalha com teatro de rua e itinerante.

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) não programou nenhuma atividade especial para a data, segundo o responsável pela Coordenação de Circo da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Marcos Teixeira.
 

 

Edição: Rivadavia Severo

Veja as imagens