Neblina atrasa voos no Aeroporto Santos Dumont

26/03/2011 - 15h54

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A densa neblina que encobriu boa parte do Rio de Janeiro na manhã de hoje (26) atrasou em duas horas e meia a abertura do Aeroporto Santos Dumont, no centro da cidade. Nesta época do ano o nevoeiro é comum e deve se repetir com mais frequência com a proximidade do inverno, informou o meteorologista Almerino Marinho, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

“Na medida em que chegamos mais próximo do inverno, esse fenômeno fica mais comum. As noites são mais frias, principalmente as madrugadas, e com a umidade alta em determinados lugares há formação dessa névoa principalmente no início da manhã”, explicou Marinho.

Por causa da baixa visibilidade, as manobras de pouso e decolagem só puderam ser realizadas a partir das 8h30, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). E até o início da tarde, o terminal operava com o auxílio de instrumentos. Ao todo, 12 voos foram cancelados e 23 tiveram atraso, a maioria por causa dos problemas com o tempo.

O carioca Eli de Freitas, que estava em São Paulo, teve que cancelar um compromisso nesta manhã no Rio de Janeiro porque seu voo atrasou mais de uma hora e meia.

“Meu voo estava marcado para as 8h. Como eu tinha um compromisso e queria chegar ao Rio o mais rápido possível, fui para o Aeroporto de Congonhas mais cedo para tentar antecipar minha partida. Mas não adiantou nada. Como o Santos Dumont estava fechado, só decolamos às 9h45”, disse.

Já o Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, zona norte, não fechou, mas foi preciso operar com o auxílio de instrumentos no início da manhã. Um voo internacional foi cancelado e quatro atrasaram.

Além disso, de acordo com a Infraero, um voo nacional foi cancelado na manhã de hoje porque um pássaro entrou em uma das turbinas de um avião. O piloto precisou interromper a decolagem e os passageiros foram transferidos para outra aeronave. A Infraero não informou outros dados do voo, mas se sabe que ninguém ficou ferido.
 

 

Edição: Rivadavia Severo