Conselho Regional de Medicina vê com preocupação aumento dos casos de dengue no Rio

26/03/2011 - 16h31

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O aumento nos números de casos de dengue no Rio de Janeiro é visto com “preocupação” pelo Conselho Regional de Medicina (Cremerj). Segundo o coordenador da comissão de saúde pública da entidade, Pablo Vazquez, o quadro atual representa “motivo de alerta”.

“Nós acompanhamos a evolução dos números com muita preocupação. Os médicos da rede pública estão capacitados para identificar e orientar o tratamento de todos os casos suspeitos, o que falta são condições de atendimento e vagas nas unidades”, afirmou.

De acordo com a secretaria municipal de Saúde, na capital fluminense, as notificações somam, este ano, 10.158. Este resultado já supera o total de casos registrados em 2009 e 2010 juntos. No estado, segundo o último boletim divulgado na última quarta-feira (23), foram registrados desde janeiro 26.258 casos suspeitos de dengue.

No mesmo período 18 pessoas morreram em consequência da doença. Além disso, a secretaria estadual de Saúde confirmou, também na quarta-feira (23), a notificação de dois casos de dengue tipo 4 no município de Niterói.

Com febre alta e muitas dores no corpo, a administradora de empresas Roberta Guimarães, de 32 anos, passou pela emergência de um hospital particular, na zona sul da cidade, e também reclamou do atendimento. Segundo ela, os problemas são maiores na rede pública, mas não estão restritas a ela.

“Esperei mais de quatro horas, passando mal, em uma emergência lotada, mesmo em um hospital privado. É horrível nesse estado ter que passar por isso, imagina nas unidades públicas”, afirmou.

 

Edição: Rivadavia Severo