Vítimas das chuvas em Petrópolis recebem móveis e eletrodomésticos

24/03/2011 - 14h23

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Famílias de baixa renda que ficaram desabrigadas após as chuvas de janeiro na cidade de Petrópolis receberam hoje (24) móveis e eletrodomésticos. Cadastradas no programa de aluguel social voltado às vítimas da chuva na região serrana, ao qual o governo federal destinou R$ 35 milhões, as 150 famílias têm a menor renda mensal entre os desabrigados. Elas terão moradias definitivas em dez meses, segundo o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos do estado, Rodrigo Neves.

Os kits estão sendo comprados pela secretaria com o dinheiro das doações feitas nas contas bancárias abertas à época da tragédia. Cada um é composto por uma geladeira, uma TV, um fogão, um jogo de panelas e duas camas com colchões. Além de Petrópolis, os kits serão entregues em Teresópolis, Nova Friburgo, Bom Jardim e Areal.

“A entrega dos kits devolverá um pouco de paz e sossego a essas pessoas, que foram muito castigadas pelas chuvas. Tenho certeza de que essa ação vai ajudar muito”, afirmou o prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi.

Segundo Mustrangi, apesar do repasse do aluguel social no valor de R$ 500, ainda há 35 famílias no abrigo da prefeitura, que vem distribuindo água e cestas básicas para a população afetada. Ele destacou que, além das ações emergenciais, a prefeitura faz um trabalho contínuo de monitoramento das condições das encostas. “Um comitê de ações emergenciais é mantido, nos dois últimos anos 168 famílias foram removidas e entraram no aluguel social. É um trabalho contínuo de prevenção, sobretudo entre as pessoas que estão em áreas de risco”, acrescentou.

A enxurrada que atingiu a região serrana em janeiro deixou mais de 900 mortos e cerca de 8 mil desabrigados. A partir de abril, equipes da Secretaria Estadual de Assistência Social visitarão as famílias cadastradas no programa de aluguel social com o intuito de acompanhá-las até que a mudança para as novas moradias seja concluída.

Edição: Juliana Andrade