Empresários americanos discutem no Rio oportunidades de investimentos no Brasil

20/03/2011 - 18h41

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Mais de 100 empresários norte-americanos e brasileiros participaram hoje (20), no Palácio da Cidade, no Rio de Janeiro, de um workshop sobre oportunidades de investimentos no Brasil.

O secretário municipal de Desenvolvimento do Rio de Janeiro, Felipe Góes, disse à Agência Brasil que os norte-americanos ficaram muito interessados, principalmente pelo setor de energia. Na área de petróleo e gás, o pré-sal é um tema especial, destacou Góes.

“As empresas americanas querem fazer parcerias, participar do desenvolvimento e das descobertas do pré-sal e, também, demonstram claramente um crescente interesse na área de biocombustíveis”, disse.

O secretário informou que o empresariado dos Estados Unidos, que acompanha o presidente Barack Obama no Brasil, quer conhecer o programa nacional de etanol e desenvolver novas tecnologias na área de biocombustíveis.

“Existe um interesse muito grande também pela questão dos grandes eventos que vão acontecer no Brasil e no Rio: a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Eles têm um interesse grande na parte de sistemas, tanto sistemas de segurança, como de comunicações e transportes”, acrescentou. Segundo ele, os americanos pretendem desenvolver projetos e parcerias nessas áreas.

O encontro foi organizado pelo Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos em parceria com a Subsecretaria de Relações Internacionais da prefeitura carioca, Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro, Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e Agência Rio Negócios.

Edição: Juliana Andrade