Obama diz que barreiras comerciais devem ser discutidas na Rodada Doha

19/03/2011 - 15h54

Renata Giraldi e Danilo Macedo
Repórteres da Agência Brasil

Brasília – Ao encerrar o fórum de presidentes de empresas, denominados CEOs (na sigla em inglês), no Palácio do Itamaraty, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que os norte-americanos reconhecem "com entusiasmo" o crescimento econômico do Brasil. Obama afirmou ainda que sua disposição é a de manter um “diálogo real e efetivo” com os brasileiros.

“O Brasil está crescendo e os Estados Unidos reconhecem com entusiasmo o potencial do país”, disse o presidente norte-americano, que ocupou a cadeira principal na mesa oval, ao lado da presidenta Dilma Rousseff. “Estamos aqui para facilitar um diálogo real e efetivo”, disse ele.

No discurso, Obama destacou o fato de dez acordos bilaterais terem sido assinados entre Estados Unidos e Brasil. Segundo ele, a tendência é “reforçar” essas parcerias, consolidando acordos comerciais e progredindo em várias áreas. Ele citou os textos que indicam que mais empresas aéreas poderão voar entre os dois países e os que se referem às parcerias de troca de tecnologia.

Em relação aos apelos dos empresários e do governo brasileiros para o fim das barreiras tarifárias impostas a vários produtos exportados para os Estados Unidos, Obama disse que os progressos ocorrerão nas discussões da Rodada Doha, que discute a liberalização do comércio internacional. Essas negociações, conduzidas no âmbito da Organização Mundial do Comércio, visam a reduzir as barreiras comerciais que travam as trocas comerciais entre países.

Obama disse que não queria “falar demais”, para deixar que os empresários apresentassem suas demandas. “Os senhores devem ter muito o que falar e perguntar”, disse o presidente norte-americano, passando a palavra para Dilma Rousseff.

Edição: Vinicius Doria