Dilma e Patriota recebem Obama no Palácio do Planalto

19/03/2011 - 11h30

Wellton Máximo e Luciana Lima
Repórteres da Agência Brasil

Brasília – O presidente norte-americano, Barack Obama, foi recebido no Palácio do Planalto pela presidenta Dilma Rousseff e pelo ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. A primeira-dama, Michelle Obama, que chegou antes por uma entrada lateral, também já o aguardava.

Depois de subir a rampa do Planalto, eles acompanharam o hasteamento da bandeira dos Estados Unidos e a execução dos hinos norte-americano e brasileiro. Um grupo de 90 crianças de uma escola pública do Guará, cidade a 15 quilômetros da região central de Brasília, acenava bandeiras dos dois países para o presidente norte-americano.

Na chegada ao palácio, Obama não encontrou o público. A Polícia Militar isolou a Esplanada dos Ministérios e a Praça dos Três Poderes. Os brasilienses puderam chegar apenas até o Supremo Tribunal Federal, a cerca de 300 metros do Palácio do Planalto.

Primeiramente, Obama e Dilma terão uma conversa privada. Em seguida, ministros brasileiros e secretários dos Estados Unidos se juntarão à conversa.

Por volta das 12h, os dois chefes de Estado receberão a imprensa. Ainda não está definido se Dilma e Obama responderão às perguntas dos jornalistas ou farão apenas um pronunciamento conjunto. Do Palácio do Planalto, Obama irá ao Itamaraty, onde participará do encerramento do fórum de presidentes executivos de empresas brasileiras e norte-americanas e de um almoço com 150 convidados.

Edição: Juliana Andrade // Matéria alterada para correção de informação