Obras da Hidrelétrica Santo Antônio também param depois da depredação na Usina Jirau

18/03/2011 - 18h01

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - As obras da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, no Rio Madeira (RO) foram paralisadas hoje (18) por causa dos protestos de trabalhadores da Usina Jirau, que também está sendo construída no Rio Madeira, a 120 quilômetros de distância. Segundo o consórcio responsável pela construção de Santo Antônio, a paralisação é preventiva e a visa a garantir a segurança e o bem-estar dos trabalhadores. “As atividades serão retomadas assim que houver a normalização do ambiente na região”, diz o comunicado do Consórcio Construtor Santo Antônio, responsável pela obra e liderado pela Construtora Norberto Odebrecht.

Os protestos dos trabalhadores na Usina Jirau começaram na última terça-feira (15), após uma briga entre um motorista de ônibus e um dos operários. Veículos e alojamentos foram incendiados e instalações do canteiro de obras foram depredadas. As obras da usina foram suspensas por tempo indeterminado pelo Consórcio Energia Sustentável do Brasil (Cesb), consórcio responsável pelo empreendimento.

Cerca de 10 mil funcionários da Usina Hidrelétrica Jirau estão desabrigados por causa do incêndio provocado nos alojamentos. A Força Nacional foi convocada para conter a violência nas ruas de Porto Velho, para onde foram levados os trabalhadores. A Justiça do Trabalho vai instalar uma vara itinerante para resolver possíveis problemas de ordem trabalhista no local.

Edição: Vinicius Doria