Justiça do Trabalho terá vara itinerante em canteiro de Jirau

18/03/2011 - 14h17

Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil
 

Brasília – O canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Jirau, em Porto Velho (RO), contará ainda hoje (18) com uma vara itinerante da Justiça do Trabalho para resolver possíveis problemas de ordem trabalhista que tenham surgido no local. Desde terça-feira (15), tumulto e atos de vandalismo foram protagonizados por empregados da obra, paralisada oficialmente ontem (17) e sem previsão de volta. Há informações de que os operários estão insatisfeitos com a truculência de motoristas, seguranças e encarregados e pedem melhores condições de trabalho.

O deslocamento de uma vara itinerante para o local foi uma sugestão do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), João Oreste Dalazen, acatada, nesta manhã, pela presidenta do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (Rondônia e Acre), Vânia Maria da Rocha Abensur. O ônibus, equipado com computadores, servidores e magistrados, deverá chegar ao local nas próximas horas.

Devem ser analisadas pela vara itinerante da Justiça do Trabalho algumas reclamações como problemas nos contratos, corte no pagamento de horas extras pela construtora Camargo Corrêa e o baixo valor da cesta básica oferecida pela empreiteira.

A empresa nega que os atos de vandalismo tenham qualquer relação com reivindicações trabalhistas e afirma que, até o momento, nenhuma reclamação do tipo foi levada ao seu conhecimento. A construtora afirma ainda que irá apurar as denúncias de truculência.
 

Editora: Lílian Beraldo