Humberto Costa classifica eventuais protestos contra Obama no Rio de incoerência de alguns petistas

18/03/2011 - 12h54

Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), recomendou hoje (18) que o partido assuma o compromisso de se comportar como "o maior parceiro do governo" da presidenta Dilma Rousseff. Para ele, apesar de ser um partido plural, não cabe a intenção de filiados do PT do Rio de Janeiro de participarem de manifestação contra o presidente norte-americano, Barack Obama, durante sua visita ao estado, no domingo (20).

Por meio de nota, o presidente do PT do Rio, Jorge Florêncio, desautorizou ontem (17) os filiados a manifestar opinião que não reflita a posição oficial do partido em relação à visita de Obama.

Humberto Costa não considera os eventuais protestos "uma saia justa para a presidenta Dilma", mas “uma incoerência" de alguns petistas do Rio.

O partido deve se comportar como o principal aliado do governo e não apenas como um partido ligado aos movimentos sociais", afirmou o líder petista no Senado. Ele destacou que, apesar de o Brasil ter uma política internacional independente, deve manter boas relações com países da relevância dos Estados Unidos, importante aliado comercial do país.

Edição: Juliana Andrade