Força Nacional vai atuar na proteção de defensores de direitos humanos ameaçados de morte

17/03/2011 - 11h03

Daniella Jinkings
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Força Nacional de Segurança vai atuar, a partir de agora, na proteção de defensores de direitos humanos ameaçados de morte. Dois grupos compostos por nove policiais da Força Nacional estão se deslocando, por terra, até os estados do Maranhão e de Sergipe. A previsão de chegada é no próximo sábado (19).

Segundo a Secretaria de Direitos Humanos (SDH), o objetivo é atuar na proteção de dois defensores dos direitos humanos nestes estados. O trabalho contará com apoio das secretarias de Segurança Pública estaduais.

Os agentes escolhidos para essa missão fizeram um curso especial para atuar no Programa de Proteção a Defensores dos Direitos Humanos. A turma, composta por 30 policiais, formou-se em outubro do ano passado. O curso foi resultado de parceria entre a SDH, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).

De acordo com a SDH, o objetivo do curso de formação de policiais militares que vão apoiar as ações do programa é treinar os profissionais em técnicas de proteção a pessoas ameaçadas, com foco em direitos humanos.

O programa foi criado em 2004. Atualmente, está implantado em seis estados conveniados: Pará, Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Segundo a secretaria, o Brasil é o único país do mundo a ter um Programa de Proteção a Defensores de Direitos Humanos institucionalizado.

Edição: Juliana Andrade