Obama cumpre etapa oficial de sua visita em Brasília e deixa o Rio para eventos de caráter social

15/03/2011 - 15h50

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A passagem do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, por Brasília, no próximo sábado (19), marcará a etapa de compromissos oficiais e de negócios de sua visita ao Brasil. Já no Rio de Janeiro, no domingo (20), Obama terá uma agenda mais leve, com foco mais social e público, e fará um discurso aberto à sociedade.

Na capital, pela manhã, Obama terá reunião privada com a presidenta Dilma Rousseff. Os dois assinam acordos, em seguida, fazem declaração à imprensa e participam do encerramento de um fórum de empresários organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Na sequência, o governo brasileiro oferecerá um almoço ao presidente americano, no Palácio do Itamaraty. A lista – que está sendo elaborada pela Casa Branca, a Embaixada dos Estados Unidos e o Ministério das Relações Exteriores – inclui cerca de 250 convidados, entre eles os dirigentes do Legislativo e do Judiciário, parlamentares e sindicalistas.

À tarde, Obama participará de evento com empresários e encerrará, com um discurso, fórum com cerca de 400 participantes. Ao longo do dia, o Fórum Empresarial Brasil-Estados Unidos discutirá as fontes de energias renováveis, com destaque para o etanol, e oportunidades de investimentos em infraestrutura no Brasil, em especial as decorrentes da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016. O fórum é organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela Câmara de Comércio Americano (Amcham).

No Rio de Janeiro, Obama fará um discurso aberto à população, na Cinelândia. A previsão é de que ele, a mulher e as filhas conheçam os pontos turísticos da cidade e a comunidade de Cidade de Deus – que virou tema de filme, em 2002, sobre o avanço do crime organizado no Rio de Janeiro.

Edição: Lana Cristina