Egito extingue a polícia política de Mubarak

15/03/2011 - 19h14

Da Agência Lusa

Brasília – O Ministério do Interior do Egito dissolveu hoje (15) os serviços da Segurança do Estado, a polícia política do regime do ex-presidente Hosni Mubarak. A extinta polícia política era acusada de espionar a vida privada e as atividades políticas da população, de torturar prisioneiros e de fraudar eleitoções.

Mubarak deixou o poder em 11 de fevereiro e, desde então, o Egito está sob o comando de um governo provisório, formado por militares. Desde a queda de Mubarak, o país está submetido ao Conselho Supremo das Forças Armadas.

"O ministro do Interior [do Egito], Mansour Al Issawi, decidiu hoje suprimir todas as seções administrativas e todos os gabinetes da Segurança do Estado em todas as províncias", informou, em comunicado, a agência pública de notícias do Egito, Mena.

De acordo com a agência, o ministro decidiu também criar uma nova instituição responsável pela segurança, denominada Segurança Nacional, que terá como atribuição "preservar a segurança do país e lutar contra o terrorismo".