Colheita da cana pode ser antecipada para evitar desabastecimento de etanol

14/03/2011 - 20h32

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O governo federal estuda antecipar a colheita da cana-de-açúcar deste ano, que estava prevista para a segunda quinzena de abril, para garantir o abastecimento de etanol no país. O assunto foi tratado hoje (14), em reunião entre o ministro da Fazenda, Guido Mantega, de Minas e Energia, Edison Lobão, da Agricultura, Wagner Rossi, e de representantes da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).

O presidente da Petrobras Biocombustíveis, Miguel Rossetto, explicou que tradicionalmente a colheita da cana é no começo de abril, mas este ano atrasou por causa da seca que atingiu principalmente o centro-sul do país. Por isso, o setor havia se programado para colher a partir da segunda metade de abril. “O que se analisa é uma eventual antecipação para o início do mês de abril como uma das medidas, caso necessário, para garantir o abastecimento”.

De acordo com Lobão, a indústria deve se preparar para garantir o abastecimento. “Eles têm a obrigação de garantir o abastecimento. Para isso, eles deverão tomar as providências deles, se acharem que essa é uma solução, eles aplicam essa solução”. Ele disse que o governo não deseja alterar a quantidade de álcool que é misturada à gasolina, mas essa hipótese não está descartada.

Segundo Rossetto, também será discutido com setor uma agenda de longo prazo para aumentar a produção de etanol no país, que inclui a melhoria de produtividade de cana, o aumento de investimentos em canaviais e a retomada de investimentos em destilarias, além de debater questões tributárias estaduais e federais.  
 

 

Edição: Rivadavia Severo