Boletim Focus mostra todos os indicadores de inflação em alta

14/03/2011 - 13h02

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A expectativa de inflação para este ano aumentou mais um pouco, de acordo com a pesquisa que o Banco Central (BC) realiza todas as sextas-feiras com uma centena de analistas financeiros para avaliar as tendências do mercado sobre os principais indicadores da economia.

Segundo a expectativa média dos pesquisados, a perspectiva de inflação oficial no mês aumentou de 0,49% na pesquisa anterior para 0,50% no boletim Focus que o BC divulgou hoje (14). Essa elevação ajudou a aumentar a projeção do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no ano, que era de 5,78% na pesquisa anterior, e passou para 5,82%.

O boletim Focus revela também que a estimativa dos analistas da iniciativa privada para os preços administrados por contrato ou monitorados (combustíveis, energia elétrica, educação, água, saúde e outros) permanece em 4,5% neste ano e em 2012. O índice supera a projeção de 4% divulgada na ata do Comitê de Política Monetária (Copom), na semana passada.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) medido pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (Fipe) da Universidade de São Paulo (USP) prevê inflação de 5,51% no ano, ante projeção de 5,49% na pesquisa anterior. Esse índice é válido apenas para a região metropolitana de São Paulo.

No mercado atacadista, as pesquisas também indicam altas: a projeção para o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) este ano aumentou de 6,77% para 6,88% na comparação semanal, e o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) passou de 6,87% para 6,97%.

Edição: Juliana Andrade