Aliados do presidente eleito da Costa do Marfim tomam cidade a Oeste do país

06/03/2011 - 19h09

Da Agência Lusa

Brasília – O movimento de rebelião na Costa do Marfim, aliado do presidente eleito reconhecido pela comunidade internacional, Alassane Ouattara, assumiu hoje (6) o controle da cidade de Toulépleu, a Oeste do país, após violentos confrontos com as forças leais ao então presidente Laurent Gbagbo.

“Existiram combates em Toulépleu. As Novas Forças [rebeldes que controlam o Norte e parte da Região Oeste do país] tomaram o controle da cidade”, declarou uma fonte local, citada pela agência noticiosa francesa AFP.

“A cidade está completamente controlada pelas Novas Forças”, disse uma fonte da liderança do antigo movimento de rebelião.

A cidade de Toulépleu fica perto da fronteira com a Libéria, em uma zona que permanece sob o controle de Gbagbo após uma falha na ofensiva dos rebeldes, em 2002. O movimento de rebelião, mais tarde designado Novas Forças, assumiu o controle da Região Norte da Costa do Marfim.

“Intensos combates, com artilharia pesada, decorreram hoje em Toulépleu”, confirmou uma fonte do Estado-Maior das Forças de Defesa e Segurança (FDS), leais a Gbagbo.

Desde as eleições presidenciais de 28 de novembro, a Costa do Marfim está envolvida num clima de grande tensão e violência. O presidente eleito Alassane Ouattara foi reconhecido como chefe de Estado legítimo pela comunidade internacional, mas o então presidente, Laurent Gbagbo, recusa-se deixar o poder, considerando-se o vencedor do pleito.

Nos últimos três meses, o impasse político do país desencadeou uma grave crise humanitária e intensos confrontos entre as duas fações, o que aumentou os receios de uma nova guerra civil.