Termina sem acordo audiência para mudar horário do Aeroporto de Congonhas

03/03/2011 - 20h58

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Terminou sem acordo a segunda audiência para conciliar o horário de funcionamento do Aeroporto de Congonhas, na capital paulista. Em 2007, três associações de moradores do entorno do terminal entraram com uma ação civil pública na Justiça Federal para que as aterrissagens e decolagens comecem uma hora mais tarde, às 7h.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que a alteração do horário é inviável e propôs o estudo de algumas medidas para mitigar o barulho dos aviões, principal queixa dos moradores. Entre as possibilidades, a agência aponta a restrição de horário para aeronaves mais barulhentas e a alteração dos procedimentos para pousos e decolagens.

As propostas foram recebidas com desconfiança pelos moradores. “Há quatro anos estamos esperando alguma proposta de mitigação. Agora, na hora de fazer acordo, eles aparecem com uma proposta. Ou eles são muito lentos, ou tão querendo enrolar a gente”, criticou o presidente da Associação dos Verdadeiros Amigos e Moradores do Jardim Aeroporto, Eduardo Moreira.

Sem o acordo, o processo, que estava suspenso, prosseguirá o trâmite normal e irá agora para a fase de produção de provas. O juiz federal substituto da 2ª Vara Federal Cível, Paulo Cezar Neves Júnior ponderou, entretanto, que as partes podem entrar em acordo a qualquer momento durante o correr do processo. Além da Anac, respondem à ação sete companhias aéreas, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e o município de São Paulo.
 

 

Edição: Rivadavia Severo