Ministério da Saúde quer reforçar ações contra a dengue em Londrina

02/03/2011 - 21h43

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A partir de amanhã (3), dez carros tipo fumacê do Ministério da Saúde serão levados a Londrina (PR) para aplicar inseticida contra o mosquito transmissor da dengue. A cidade enfrenta uma epidemia da doença. Nos últimos dois meses, Londrina registrou uma morte e o maior número de notificações de dengue de todo o estado, 4.670.

O ministério estuda deslocar médicos de hospitais federais no Rio de Janeiro para reforçar o atendimento no município paranaense. A decisão deve sair nos próximos dias.

O coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue, Giovanini Coelho, esteve ontem (1º) em Londrina e anunciou a instalação de um comitê para acompanhar o registro de casos da doença. Técnicos do ministério permanecem no município para avaliar a situação da rede local de atendimento e se há necessidade de envio de equipamentos hospitalares, remédios ou recursos financeiros.

De janeiro até 25 de fevereiro, o Paraná notificou 12.703 casos suspeitos de dengue, sendo 2.193 confirmados. Três mortes e 39 casos graves foram registrados. A prefeitura de Jacarezinho, no norte do estado, decretou ontem situação de emergência, depois de duas mortes confirmadas e 1.253 notificações. A cidade tem o segundo maior número de casos suspeitos e confirmados.

Edição: Lana Cristina