Cerca de 140 mil pessoas já fugiram da Líbia para a Tunísia e o Egito, diz Acnur

02/03/2011 - 11h56

Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) informou hoje (2) que entre 70 mil e 75 mil pessoas fugiram da Líbia para a Tunísia desde 20 de fevereiro e cerca de 70 mil passaram a fronteira entre o Egito e a Líbia para fugir dos confrontos entre rebeldes e o presidente líbio Muammar Kadhafi.

Segundo a porta-voz do Acnur, Melissa Fleming, ontem (1º) cerca de 14 mil pessoas atravessaram a fronteira entre a Líbia e a Tunísia. Foi o maior número de pessoas que atravessaram a fronteira em um dia.

O Acnur informou ainda que está enviando hoje uma remessa de suprimentos médicos e comida para a Região Leste do país. Alimentos e remédios estão sendo enviados a pedido de líderes tribais com os quais o Acnur se reuniu no último fim de semana. Os produtos devem chegar amanhã (3).    

A porta-voz informou ainda que funcionários do Acnur na Líbia têm mantido o escritório de Trípoli aberto aos refugiados, oferecendo assistência aos que conseguem chegar às instalações da agência. Por telefone têm chegado ligações de refugiados na Líbia e de seus familiares no exterior dizendo que eles se sentem presos, ameaçados e perseguidos. Vários refugiados relataram que compatriotas foram mortos a tiros. Outros informaram sobre casos de expulsões forçadas e ataques a suas casas.

Edição: Graça Adjuto