Escolas de samba do Rio não serão rebaixadas este ano

07/02/2011 - 22h50

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – As agremiações do Grupo Especial das Escolas de Samba (Liesa) não serão rebaixadas no carnaval deste ano para o Grupo de Acesso.

A decisão foi tomada em uma reunião plenária com a presença dos 12 presidentes das escolas do grupo com a diretoria da Liesa, convocada para hoje à noite (7), depois do incêndio que destruiu os barracões da União da Ilha do Governador, Portela e Grande Rio.

Em seguida, os presidentes das escolas foram até ao Centro Administrativo da prefeitura, na Cidade Nova, onde submeteram a decisão ao prefeito Eduardo Paes. A medida foi acatada de imediato e, além de não haver rebaixamento no desfile, as três escolas atingidas pelo incêndio vão desfilar como hors-concours, sem se submeterem aos quesitos de julgamento.

Desta forma, apenas nove agremiações estarão disputando o carnaval de 2011.
Ficou decidido, também, que a Portela que desfilaria na segunda-feira de carnaval, no dia 7 de março vai desfilar no domingo dia 6, como terceira na ordem de desfile. A Mocidade Independente de Padre Miguel concordou com a proposta do presidente da Portela, Nilo Figueiredo, e desfilará em seu lugar, na segunda-feira (7).

Apenas a campeã do Grupo de Acesso subirá para o Grupo Especial, como já estava previsto no regulamento. No ano seguinte, em 2012, descerão duas escolas do Grupo Especial.
 

 

Edição: Rivadavia Severo