Cidades com alta incidência de dengue vão receber torpedos com informações sobre prevenção

03/02/2011 - 20h50

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A partir de amanhã (4), brasileiros que vivem em 36 municípios com altos índices de risco de dengue vão receber mensagens via celular com informações sobre como prevenir a doença. Ao todo, 6,2 milhões de pessoas, usuárias de todas as operadoras, vão receber os torpedos.

De acordo com o Ministério da Saúde, as mensagens serão enviadas para os 24 municípios em situação de risco de surto e para as 12 cidades que apresentaram incidência igual ou maior que 200 casos de dengue por 100 mil habitantes no último trimestre de 2010 .

Os torpedos vão repassar orientações sobre como manter residências e locais de trabalho livres do mosquito transmissor da dengue. A mensagem vai alertar ainda sobre o risco de surto na região onde a pessoa mora e terá como complemento a frase “Cuide da sua casa, fale com seus vizinhos. Se você agir, podemos evitar a doença”.

A estratégia já foi adotada anteriormente pelo pasta em campanhas contra a dengue e contra a influenza A (H1N1) – gripe suína. Por se tratar de mensagem de utilidade pública, o ministério tem autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para fazer com que o alerta chegue a todos os celulares disponíveis.

Segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, ao longo do verão, outros municípios poderão ser incluídos na estratégia, com base nas notificações de casos suspeitos de dengue.

O último Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), divulgado em dezembro do ano passado, aponta que 24 municípios brasileiros apresentaram larvas do mosquito em mais de 3,9% dos imóveis pesquisados, indicando risco de surto.

O Ministério da Saúde trabalha com três níveis de incidência de dengue para classificar a doença em relação à população: baixa incidência (quando há até 100 casos por 100 mil habitantes), média incidência (de 100 a 300 casos por 100 mil habitantes) e alta incidência (a partir de 300 casos por 100 mil habitantes), podendo indicar epidemia.

Abaixo, a lista de municípios com alta infestação por larvas do Aedes aegypti, o mosquito da dengue:

Epitaciolândia (AC)

Rio Branco (AC)

Humaitá (AM)

Itabuna (BA)

Ilhéus (BA)

Simões Filho (BA)

Caetanópolis (MG)

Governador Valadares (MG)

Santa Cruz de Minas (MG)

Afogados da Ingazeira (PE)

Araripina (PE)

Bezerros (PE)

Camaragibe (PE)

Floresta (PE)

Ouricuri (PE)

Pesqueira (PE)

Santa Cruz do Capibaribe (PE)

Serra Talhada (PE)

Timbaúba (PE)

Caicó (RN)

Ceará-Mirim (RN)

Mossoró (RN)

São Miguel (RN)

Porto Velho (RO)

Municípios com incidência de 200 casos por 100 mil habitantes*

Coari (AM)

Tefé (AM)

Colatina (ES)

Serra (ES)

Vitória (ES)

Goiânia (GO)

Pompéu (MG)

Sete Lagoas (MG)

Foz do Iguaçu (PR)

Londrina (PR)

Guajaramirim (RO)

Palmas (TO)

*último trimestre de 2010


Edição: Lana Cristina