Petrópolis recebe pontes metálicas para recuperar estradas destruídas pelas chuvas

02/02/2011 - 19h33

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – As duas primeiras pontes metálicas que vão permitir a circulação de pessoas e veículos na Estrada Darcy Corrêa da Veiga, em Itaipava, e na Estrada dos Albertos, na Posse, chegaram hoje (2) a Petrópolis. As localidades estão entre as mais atingidas pelos temporais que atingiram o município da região serrana fluminense.

Segundo o prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi, a chegada das pontes metálicas é um sinal emblemático da reconstrução das áreas afetadas pela enxurrada do dia 11 de janeiro. “Trabalhamos em parceria com os governos estadual e federal e ambos nos têm ajudado de maneira incansável”.

As duas pontes têm estrutura metálica com cerca de 12 metros de comprimento por 5 metros de largura. Mais uma ponte metálica está prevista para chegar na próxima semana. Cada umas têm um custo aproximado de R$ 300 mil.

A Secretaria de Obras do município, em parceria com a comunidade, também construiu uma ponte de eucalipto com pranchões de madeira na Estrada do Pilatos, na Posse. “Outros acessos também seguirão este modelo para atender as necessidades das comunidades atingidas de maneira emergencial. Após esse processo, as pontes serão substituídas por estruturas metálicas provenientes do governo estadual”, informou a secretaria.

Levantamento da Secretaria de Obras constatou que cerca de 20 pontes foram danificadas ou destruídas – a maioria em áreas rurais. De acordo com informações do governo estadual, serão necessários R$ 110 milhões para a recuperação de pontes em toda a região.

 

Edição: Aécio Amado