Nova Mesa Diretora da Câmara dos Deputados toma posse

01/02/2011 - 23h33

Iolando Lourenço

Repórter da Agência Brasil

 

Brasília - A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados para o biênio 2011/2013 foi eleita na noite de hoje (1º) pelos 513 deputados eleitos em outubro do ano passado e empossados pela manhã para a 54ª legislatura, que vai até 2015. Todos os membros da Mesa Diretora foram eleitos em primeiro turno, em votação secreta. O deputado Marco Maia (PT-RS), que vinha exercendo a presidência da Câmara desde de dezembro de 2010 com o afastamento do então deputado e hoje vice-presidente da República, Michel Temer, foi eleito presidente da Casa com 375 votos.

 

Além de Maia foram eleitos outros dez dirigentes da Câmara. Para a 1ª vice-presidência foi eleita a representante do PMDB, deputada Rose de Freitas (ES) com 450 votos. Para a 2ª vice-presidência foi eleito o deputado Eduardo da Fonte (PP-PE). Ele obteve 288 votos contra 211 da deputada Rebeca Garcia (PP-AM), que também disputou o cargo destinado ao PP.

 

Para a 1ª secretaria foi eleito o representante do PSDB, deputado Eduardo Gomes (TO). Ele obteve 474 votos. O deputado Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP) foi eleito 2º secretario com 455 votos. A 3ª secretaria da Mesa ficou com o deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE, que obteve 421 votos. Para a 4ª secretaria foi eleito o deputado Júlio Delgado (PSB-MG) com 451 votos.

 

Para as suplências da Mesa Diretora da Câmara foram eleitos os deputados Geraldo Resende (PMDB-MS), Manato (PDT-ES), Carlos Eduardo Cadoca (PSC-PE) e Sérgio Moraes (PTB-RS).

 

Instantes depois de ser eleito para presidir a Câmara,, Marco Maia agradeceu a todos os deputados pela confiança e falou sobre a honra que terá em conduzir os trabalhos da Casa pelos próximos dois anos. “Vamos produzir uma boa pauta para que o povo possa orgulhar dos deputados que elegeu”. Marco Maia também elogiou a conduta dos seus três concorrentes na disputa pela presidência da Câmara.

 

O parlamentar gaúcho convocou os deputados para a sessão de abertura dos trabalhos do Congresso nesta quarta (2), às 16h. Ele anunciou que a presidenta Dilma Rousseff comparecerá à sessão para entregar a mensagem presidencial pelo início dos atividades legislativas.

 

Edição: João Carlos Rodrigues