Países da África Ocidental se recusam a reconhecer Gbagbo como presidente da Costa do Marfim

31/01/2011 - 6h23

Eduardo Castro
Correspondente da EBC na África

Maputo (Moçambique) – Reconhecer Laurente Gbagbo como presidente da Costa do Marfim está “fora de questão”, de acordo com um comunicado divulgado nesse domingo (30) pelo bloco que reúne os países da África Ocidental (Cedao ou Ecowas, na sigla em inglês).

A entidade já indicou que está disposta a usar a força para retirar Gabgbo do poder e empossar Alassane Ouattara. Uma comissão eleitoral independente deu ao oposicionista Ouattara a vitória nas eleições de 28 de novembro passado. Mas Gabgbo alegou ter havido fraude e apelou à Suprema Corte, que anulou parte dos votos e reverteu o resultado em favor dele.

A decisão foi tomada em Adis Abeba, na Etiópia, onde também se reúne a União Africana (UA). Na sexta-feira (28), o Conselho de Paz e Segurança da UA deu uma mandato de um mês para cinco líderes africanos tentarem solucionar a crise de forma pacífica.

Alguns países do sul do continente, como Angola, são contrários às ameaças do uso de força, por defender que a manutenção de Gbagbo no cargo baseia-se em decisão judicial.

Edição: Graça Adjuto