Direção do presídio de segurança máxima no Rio de Janeiro é exonerada

25/01/2011 - 21h32

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A direção do presídio de segurança máxima Ary Franco, na Água Santa, zona norte do Rio de Janeiro, foi exonerada hoje (25) pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária. Denúncia anônima recebida na tarde de ontem (24) indicava que o preso Wilson Vieira Alves, conhecido como Moisés, presidente da escola de samba Unidos de Vila Isabel, recebia regalias dentro da cadeia.

Agentes da Superintendência de Inteligência e da Corregedoria da secretaria foram até o presídio constatar a denúncia. Fizeram uma revista na cela do detento, onde foram encontrados materiais não permitidos, mas que não configuram crime, como alimentos perecíveis.

De acordo com nota da Secretaria de Administração Penitenciária, Wilson Vieira Alves foi transferido para a penitenciária Bangu 2 na noite passada.

A Corregedoria abriu uma sindicância interna para apurar supostas irregularidades e exonerou do cargo o diretor da unidade, Marcos Pinheiro; o subdiretor Joseph Panema; e o chefe de segurança, Gustavo Cruz, todos inspetores penitenciários.

Wilson Vieira Alves, o Moisés, foi preso no dia 13 de abril do ano passado, na Operação Alvará, da Polícia Federal. Ele é apontado pela instituição como principal explorador de máquinas caça-níqueis na região metropolitana do Rio de Janeiro. Moisés foi preso em seu apartamento, em Copacabana.
 

 

Edição: Rivadavia Severo