Companhia espanhola cancela todos os voos e TAM transfere passageiros para Lisboa

04/12/2010 - 13h41

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A companhia aérea Iberia informou hoje (4) que todos os voos da empresa foram cancelados até amanhã (5), em razão do caos aéreo na Espanha. Os problemas começaram ontem (3), quando os controladores aéreos iniciaram uma paralisação nacional.

A TAM informou que o voo JJ 9374, que deixaria Madri às 9h (horário local) de hoje com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, não saiu. Os passageiros foram transferidos para Lisboa, de onde devem decolar apenas às 3h de amanhã. O voo, originalmente denominado JJ 8065, deveria ter deixado Madri rumo ao Brasil no final da tarde de ontem.

O governo espanhol decretou estado de alerta diante do caos nos aeroportos de todo o país e ordenou na noite de ontem que as Forças Armadas assumissem o controle do espaço aéreo, após cerca de 90% dos controladores terem entrado em greve.

Os principais aeroportos da Espanha – como Barajas, em Madri – foram militarizados depois que os funcionários não assumiram seus postos como forma de protestos por melhores salários.

Edição: Talita Cavalcante