ANA premia projetos que incentivam uso sustentável da água

01/12/2010 - 22h55

 

Da Agência Brasil

 

Brasília- A Agência Nacional das Águas (ANA) premiou na noite de hoje (1º), em Brasília, sete iniciativas que estimulam o uso consciente da água no Brasil. Com o tema Água:o Desafio do Desenvolvimento Sustentável, o prêmio recebeu a inscrição de 286 trabalhos de todo o país e 21 foram os finalistas.

 

Na categoria imprensa o vencedor foi o projeto Rios de São Paulo, da TV Globo (SP). No quesito organização não governamental (ONG), o trabalho vencedor foi o projeto de Assistência Missionária Ambulante (ANA) da Missão Salesiana de Mato Grosso. Na categoria pesquisa e inovação tecnológica o premiado da noite foi o trabalho Avanços Científicos e Tecnológicos para a Gestão e o Uso Sustentável dos Recursos Hídricos obtidos com o Sistema Acquanet de um laboratório de São Paulo.

 

O vencedor da área do governo veio de Minas Gerais com o projeto sobre a revitalização da Bacia do Rio das Velhas. As Aventuras do Rio Tietê venceu na categoria de Organismos de Bacia. Na área de empresas, a premiada foi a Itaipu Binacional. E por fim, no quesito ensino, a Escola 25 de Julho de Campo Bom (RS) foi premiada com o melhor projeto.

 

Para a ministra do Meio Ambiente, Izabella Texeira, o Prêmio ANA tem um importante compromisso com as políticas públicas de recursos hídricos. “O prêmio é uma visão de gestão compartilhada de recursos hídricos em que pessoas colocam o meio ambiente como condicionante para o desenvolvimento do país”. Ainda segundo a ministra, a agência enfrenta grandes desafios relacionados à biodiversidade do país e só com uma equipe técnica qualificada é possível ter um trabalho eficiente. “Nos últimos anos, a ANA tem colaborado em decisões importantes do governo. Isso só é possível com a fundamentação teórica e com os avanços feitos pelos especialistas na área técnica”, disse.

 

 

Edição: Aécio Amado