Estudantes universitários fazem teste de glicemia gratuito em shopping em Brasília

14/11/2010 - 17h40

Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Estudantes da Universidade Católida de Brasília (UCB) realizam hoje (14) testes de glicemia para detectar o diabetes no Shopping Pátio Brasil, na região central da cidade. Os estudantes fazem parte da Liga de Distúrbios Endócrinos e Metabólicos (Lidem) e participam da iniciativa para lembrar o Dia Mundial do Diabetes, comemorado hoje (14).

De acordo com uma das diretoras da Lidem Renata Farias Silva, o intuito da iniciativa é chamar a atenção das pessoas para a doença. “Pessoas que não têm uma boa dieta, comem muito açúcar e carboidratos, não fazem exercícios físicos podem desenvolver a doença”, afirmou.

O projeto teve início ontem (13) quando 350 pessoas foram atendidas. De acordo com as estudantes, 50 pessoas apresentaram a glicose acima do limite que é de 200 miligramas por decilitro (mg/dl) de sangue.

Hoje, em apenas uma hora de atendimento, cerca de 20 pessoas já haviam feito o teste de glicemia. De acordo com a estudante, as pessoas que estavam com a glicose acima do limite foram orientadas a procurar um médico ou um endocrinologista.

“Os três pilares do tratamento contra a diabetes são uma dieta balanceada com pouco açúcar e pouco carboidrato, exercícios físicos e medicamento para controle da glicemia”, explicou Renata.

A comerciante Eva Carneiro Ribeiro, que fez o teste de glicemia, disse que costuma se preocupar com a saúde. “Sempre que tem iniciativas como esta participo. Me preocupo com a minha saúde”, disse.

O estudante Daniel Moura também fez o teste por precaução. “Estou comendo muito doce e fiz por prevenção. Afinal, a gente nunca sabe”, declarou.

Entre os sintomas mais comuns do diabetes estão: sede excessiva, vontade de urinar diversas vezes, perda de peso, fome exagerada, visão embaçada, infecções repetidas na pele ou mucosas, machucados que demoram a cicatrizar, fadiga inexplicável, dores nas pernas por causa da má circulação.

O diabetes é uma doença caracterizada por uma elevada taxa de glicose no organismo. Em alguns casos, a pessoa para de produzir insulina, hormônio responsável pela digestão da glicose.

No Brasil, estima-se que há 10 milhões de pessoas com diabetes. Mais da metade delas, 7,6 milhões, tem o tipo 2, o mais comum e o único que pode ser evitado por aparecer em decorrência de uma dieta com alto consumo de açúcar e carboidrato e falta de exercícios físicos.

 

Edição: Lílian Beraldo