Ministro do TSE libera registro de candidato considerado ficha suja pelo TRE-SP

12/11/2010 - 21h13

Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil
 

Brasília – Uma decisão do ministro Arnaldo Versiani, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), liberou a candidatura de Beto Mansur (PP-SP), que tentava a reeleição para deputado federal. Ele obteve 65 mil votos, que chegaram a ser anulados pelo fato de o candidato estar com o registro negado com base na Lei da Ficha Limpa. Da decisão de Versiani ainda cabe recurso ao plenário do TSE.
 

Mansur foi considerado inelegível pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) por ter sido condenado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo por abuso de poder político nas eleições de 2000. Ele foi condenado por usar dinheiro público para imprimir e distribuir panfletos quando concorria à prefeitura de Santos.
 

O TRE-SP entendeu que a condenação, que é de 2004, deixaria Mansur inelegível por oito anos. Só que, para Versiani, a lei torna inelegível a partir do ano da prática do ilícito, ou seja, o fim da inelegibilidade para Mansur é 2008.
 

Segundo o portal Folha.com, a decisão alterará a composição na Câmara dos Deputados, pois Mansur ficará com a vaga de Vanderlei Siraque (PT-SP), que obteve mais de 90 mil votos. Até o momento, a informação sobre a nova composição não foi confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).
 

Outros políticos bem votados para deputado federal em São Paulo que tiveram os votos anulados por estarem com os registros indeferidos são Paulo Maluf (PP-SP), que obteve 497 mil votos e Francisco das Chagas Francilino (PT), com 76 mil votos.

 

Edição: Aécio Amado