Lula e Dilma chegam juntos para o encerramento da reunião da Cúpula do G20 em Seul

12/11/2010 - 0h03

Renata Giraldi
Enviada Especial da EBC

Seul – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidenta eleita, Dilma Rousseff, chegaram juntos na manhã de hoje (12) – final de noite desta quinta-feira (11) no Brasil - para o encerramento das reuniões da Cúpula do G20  (que reúne as maiores economias mundiais). É a última vez que Lula participa da cúpula, enquanto Dilma está como convidada especial do G20 e do governo sul-coreano.

O principal desafio desta cúpula é negociar alternativas para o fim da guerra cambial que atinge o comércio internacional e ameaça o equilíbrio da economia mundial. A guerra cambial é motivada pelo processo de desvalorização do dólar e de outras moedas, como o yuan da China.

Com isso, há uma valorização das moedas como um todo que se reflete no encarecimento de algumas mercadorias influenciado na competitividade global. Lula disse que o ideal para combater a guerra cambial é que os governo dos países desenvolvidos e emergentes se unam em torno de medidas coletivas e não isoladas.

Para Lula e Dilma, o risco de uma guerra cambial é gerar o protecionismo generalizado – por meio do qual a economia interna dos países que adotam medidas individuais se favorecem, mas acabam por prejudicar as demais nações.

As discussões no G20 devem ser dominadas pela decisão do governo do presidente norte-americano, Barack Obama, de liberar US$ 600 bilhões para recuperar e estimular a economia interna. A iniciativa gerou críticas dos governos do Brasil, da China e da Alemanha. O receio é que a medida fragilize ainda mais o dólar prejudicando o comércio mundial.

Edição: Aécio Amado