Rio recupera nível de emprego pré-crise internacional

01/11/2010 - 19h09

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Os números da economia fluminense mostram que o estado superou a crise financeira internacional. Nos nove primeiros meses do ano, foram gerados 149.247 postos de trabalho, contra 55.316 em igual período de 2009. Em 2008, os empregos formais criados no estado atingiram a marca de 142.151. Os dados foram divulgados pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

No terceiro trimestre, o saldo de empregos com carteira assinada foi de 60.656, sendo 33.655 no setor de serviços, o que representa um recorde histórico, 11.400 no comércio e 10.800 na indústria. No acumulado do ano, a indústria geral respondeu pela geração de 30.542 empregos, dos quais 26.047 empregos foram da indústria de transformação.

“Em termos de emprego, nós retomamos os nossos patamares pré-crise. Ou seja, recontratamos, em praticamente todos os setores, aqueles que tinham sido demitidos e estamos em marcha de crescimento, consolidando um importante trabalho para a gente ter um crescimento sustentável nos próximos anos”, disse à Agência Brasil o chefe da Divisão de Estudos Econômicos da Firjan, Guilherme Mercês.

Segundo ele, para os próximos meses, há uma indicação de que haja arrefecimento das contratações, movimento típico de final de ano, em especial nos meses de novembro e dezembro. “Mas as perspectivas para os próximos anos são muito boas, principalmente porque a gente tem grandes eventos esportivos, não só a Copa do Mundo, como as Olimpíadas”.

Guilherme lembrou, também, que a exploração do petróleo na camada do pré-sal vai gerar demandas maiores à construção civil, área que “traz a reboque o desenvolvimento da indústria siderúrgica, que vem apresentando recordes no estado”.

Edição: Lana Cristina